O Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ) lançou marca para comemorar os 50 anos da entidade, fundada em 10 de janeiro de 1977, por um grupo de 23 publicitários liderado por José Monserrat Filho – foto abaixo. O símbolo, criado pelo designer Jorge Falsfein, celebra a longevidade e a relevância da entidade que há meio século reúne e interage com os profissionais da indústria criativa do Rio de Janeiro.
A nova identidade visual marca o início de uma série de ações comemorativas que relembrarão, homenagearão e projetarão o futuro da criação carioca. Entre elas, o podcast ‘Job Aberto’ – que antecipamos aqui -, o lançamento do CCRJlab e a segunda fase da campanha ‘O Rio é ROI’. O CCRJ, atualmente, é presidido por Bruno Pinaud, que amanhã, dia 5 de agosto, apresentará a entrega do Prêmio Colunistas Edição 2024 ao meu lado, reunindo Rio de Janeiro, São Paulo, Centro-Leste, Norte e Nordeste. No evento, o CCRJ receberá homenagem por seus 50 anos.
Flávio Medeiros, vice-presidente do Clube, conta que “A gente convidou o Jorge Falsfein porque, além de ele ser um dos nomes mais importantes do design do Rio, consegue transferir para o seu trabalho a simplicidade inventiva da criação carioca”.
Para Falsfein, “É muito bacana poder viver os 50 anos do CCRJ e, de alguma forma, poder participar dessa comemoração do Clube”.
Desde a sua criação, o CCRJ é fonte de pesquisa e referência para criativos e estudantes, além dos debates, exposições, premiações, ações culturais e sociais que vem promovendo ao longo dos anos. Como também os anuários e eventos históricos, entre eles, os Encontros Nacionais de Criação.
O CCRJ completa 50 anos e ganha uma marca à altura, coisa de gêenio. E, claro, coisa de gênio tem que ter aquele toque único e aquela habilidade de sintetizar toda uma narrativa em poucos traços que só o Jorge Falsfein tem. Brilhante, como sempre.